Salvaterra de Magos investe 4,3 milhões de euros no sistema de abastecimento de água
ambiente

Salvaterra de Magos investe 4,3 milhões de euros no sistema de abastecimento de água

O município de Salvaterra de Magos investiu 4,3 milhões de euros em melhorias no seu sistema de abastecimento de águas que contemplam a construção de duas novas estações de tratamento, cinco reservatórios e novas captações. Segundo informa a empresa Águas do Ribatejo, os novos sistemas estão em fase de conclusão com a realização dos testes para a entrada em funcionamento.

As obras irão dotar todo o concelho com duas novas estações construídas em Salvaterra de Magos e Marinhais. No âmbito das intervenções, foram também construídos cinco novos reservatórios em Salvaterra, Marinhais, Glória, Granho e Muge e foi feita a reabilitação dos reservatórios existentes em todas as freguesias.

Com estas obras, o concelho de Salvaterra de Magos fica dotado de um abastecimento de elevada qualidade, garante a empresa, eliminando os problemas existentes com o manganês que causava a turvação da água. Os primeiros ensaios revelam que será possível atingir um grau de cumprimento dos valores paramétricos a rondar os 100%.

Os novos reservatórios estão preparados para garantir reservas de abastecimento durante dois dias e estão equipados com o sistema de telegestão que permite monitorizar à distância os níveis de água nas células e receber alertas sempre que se registam anomalias. Esta informação, em tempo real, irá reduzir de forma substancial os tempos de corte, ou constrangimentos, no abastecimento.

8,2  milhões de euros em obras de saneamento  

Em simultâneo, decorrem também obras nos sistemas de tratamento de águas residuais com um investimento de 8,2 milhões de euros. Foram construídas quatro novas ETAR em Foros de Salvaterra, Várzea Fresca, Glória e Granho com substituição e ampliação das redes de saneamento. No total, a Águas do Ribatejo construiu 52 km de rede de saneamento no concelho de Salvaterra de Magos.

Em paralelo, as ETAR existentes em Marinhais e Muge foram alvo de profunda reabilitação e estão a ser construídas novas redes de drenagem.

Está ainda em curso o procedimento para o Concurso Público para a requalificação da ETAR de Salvaterra de Magos, Estações Elevatórias do Cais da Vala e dos Campinos, substituição da rede antiga da vila e ampliação da rede para levar o saneamento a mais moradores. As obras têm um preço base de 1,2 milhões de euros e um prazo de execução de cinco meses. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.