Sistema inovador de bombagem em linha para águas residuais reduz custos de operação em 30%

Dibitec, representante exclusivo da Side Industrie em Portugal, já tem 30 equipamentos instalados

13.01.2016

O sistema inovador de bombagem em linha para águas residuais (DIP – Direct In-Line Pump system) da Side Industrie, que em Portugal é comercializado em exclusivo pela Dibitec, possibilita uma redução de custos na exploração diária na ordem dos 30 por cento, garante ao Ambiente Online o responsável da empresa, Alberto Reigado.

 

Além de reduzir os custos de manutenção e os odores este sistema permite ainda reduzir o consumo energético. Não há necessidade de armazenamento de efluente, nem é preciso espaço para câmara de válvulas. “Pelo facto de trabalharmos em poço seco deixa de ser um espaço de risco (retiramos todos os gazes). Melhora ainda as condições de higiene e segurança no trabalho”, destaca.

 

O custo varia em função dos caudais mas em comparação com o sistema clássico e englobando a construção civil a instalação é ligeiramente mais barata. A grande mais valia é a poupança dos custos de operação diária.

 

Alberto Reigado garante que este sistema de bombagem em linha é o mais inovador processo disponível no mercado. “Primeiro existiu a roda de bombagem; a bomba dentro da água e o motor separado na extremidade de um veio; a bomba e o motor dentro de água e agora o sistema de bombagem em linha sem armazenamento de água, com variação de velocidade, permitindo adaptar o consumo da bomba ao caudal de chegada”, resume.

 

O fabricante Side Industrie foi o pioneiro neste processo e obteve a primeira patente deste sistema de bombagem seguido por outros fabricantes de bombas como KSB, Flygt e ABS.

 

Este é o mais recente produto comercializado pela empresa Dibitec – Sociedade de Construções e Representações Lda, sediada em Viseu, que já tem mais de 30 equipamentos instalados em território nacional.

 

No dia 6 de Janeiro a Dibitec apresentou o sistema numa cerimónia que se realizou em Coimbra, nas instalações da Águas do Centro e Litoral, com a presença do fabricante e da qual surgiram várias oportunidades de negócio, desde logo na Figueira da Foz.

 

Neste caso específico este sistema vai conseguir a “redução de custos energéticos e de manutenção”. Por outro lado eliminará “todos os odores e gazes da elevatória dado esta se encontrar na marginal junto à praia onde existem cafés e explanadas”, descreve Alberto Reigado.

 

Ana Santiago

 

Foto: Side Industrie

TAGS: águas residuais , redução de custos , sistema DIP , Direct In-Line Pump , Side Industrie , Dibitec
Vai gostar de ver
VOLTAR