
Valorsul oferece compostor para colocar no jardim de casa
A Valorsul está a oferecer durante o este mês um compostor doméstico e ações de formação para o usar, a famílias de 14 municípios do oeste. que tenham quintal, horta ou jardim e desejem dedicar-se à compostagem.
A compostagem doméstica é um processo 100% natural. Os vegetais, as folhas do jardim e as plantas secas ganham uma vida nova e transformam-se em composto para fertilizar a terra.
Esta ação está Inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018, haverá uma formação gratuita, com entrega de um guia prático de compostagem e a oferta de um compostor. Em sessão a acontecer no dia 24 de novembro nas instalações da Valorsul, no Cadaval, as famílias interessadas, que morem na região Oeste, ainda vão a tempo de participar contactando a Valorsul ou os municípios aderentes. O programa "Compostar, outra forma de reciclar" beneficia do apoio do POSEUR, que financiou as ações de formação e os materiais de comunicação.
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos/European Week for Waste Reduction (EWWR) decorre entre 17 e 25 de novembro de 2018. O tema central este ano é alertar para a necessidade de reduzir o consumo de produtos com conteúdos perigosos. Com o objetivo de aumentar a consciência da população sobre a necessidade de redução de resíduos, esta iniciativa pretende constituir um incentivo para a diminuição da quantidade de lixo produzida na Europa.
Quanto à Valorsul esta é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul afirma valorizar 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. Ainda produz e exporta para a rede elétrica cerca de 2% dos consumos domésticos nacionais.