
Mais de metade das praias portuguesas sem bandeira azul
Cerca de 62,6 por cento das praias portuguesas permanecem sem Bandeira Azul. Em Portugal, de acordo com os dados do Instituto da Água, existem 508 praias/zonas balneares, das quais 189 (menos 18 do que o ano passado) obtiveram este ano o galardão. No entanto, é de ressalvar que a Bandeira Azul só é atribuída mediante a apresentação de uma candidatura, cujo número foi de 193 em 2007.
A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou a maior descida no número de praias galardoadas, com 38 bandeiras atribuídas, menos 10 do que em 2006. O Algarve continua a ser a região com maior número de bandeiras, com um total de 46, menos nove do que no ano anterior.
Registaram-se 34 despromoções e reentraram 16 na lista das praias que garantem vigilância, qualidade das águas e instalações de apoio, como chuveiros e reservatórios para o lixo.
Apesar da diminuição, os dados apontam para uma evolução significativa nesta matéria. No primeiro ano de campanha em Portugal, em 1987, foram 67 as praias escolhidas, enquanto que no ano seguinte foram galardoadas 71, das quais 33 no Algarve, 14 na região de Lisboa e Vale do Tejo, seis no Norte e no Alentejo, e quatro na zona Centro, de acordo com informação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Desde então, o número de praias premiadas tem oscilado, sendo que 2006 foi o ano com mais bandeiras azuis atribuídas, hasteadas em 207 praias e 11 marinas.
Já, de acordo com a classificação da Quercus, um total de 196 zonas balneares portuguesas receberam este ano o título de «praias de ouro». Com base na informação do Instituto da Água, a associação ambientalista fez um levantamento de todas as praias que cumprissem dois requisitos: qualidade boa da água nos últimos cinco anos (2002 a 2006) e nenhuma análise em 2006 com classificação aceitável ou má.
O resultado deste exercício indica que este ano há 16 «praias de ouro» a mais do que no ano passado e, pela primeira vez, há uma zona balnear interior a merecer o galardão. Trata-se da albufeira de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, Alentejo. Com estas distinções, o objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos sistematicamente apresentam boa qualidade.