Águas do Alto Alentejo assume gestão dos sistemas de dez concelhos de Portalegre
água

Águas do Alto Alentejo assume gestão dos sistemas de dez concelhos de Portalegre

A Águas do Alto Alentejo (AAA), empresa intermunicipal, acaba de anunciar que vai assumir, a partir de sexta-feira, a gestão dos sistemas públicos de abastecimento de água em baixa e de saneamento em dez municípios do distrito de Portalegre.

Este serviço de gestão da exploração da rede em baixa vai abranger os concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.

A AAA iniciou a sua atividade em agosto de 2020 e é constituída por capitais “100% municipais”, tendo como acionistas aqueles dez concelhos do distrito de Portalegre.

O presidente do conselho de administração da AAA, Hugo Hilário, explicou hoje à Lusa que a criação deste tipo de empresas resulta de uma normativa europeia sobre a promoção da eficiência dos sistemas e da sustentabilidade ambiental: “Tínhamos três soluções”, que eram “concessionar a privados, fazer uma parceria público-privada para esta concessão ou criar uma empresa pública”, tendo os municípios optado por esta última, disse.

Hugo Hilário, que é também presidente da Câmara de Ponte de Sor, indicou no comunicado que a opção por uma empresa intermunicipal “permite vantagens estratégicas e de gestão” e o acesso a fundos comunitários que, de outra forma, “não estariam ao alcance” dos municípios, se estes atuassem isoladamente. Desde a sua constituição, a empresa já foi “responsável” pela captação de “cerca de sete milhões de euros”, realçou.

Graças a essas verbas, foram desenvolvidos trabalhos de renovação e reparação de infraestruturas nos territórios de cada um dos municípios acionistas, que visaram reduzir “fortemente” a perda de água e, consequentemente, os custos associados a essas perdas, “contribuindo diretamente” para o objetivo assumido de sustentabilidade, disse a AAA.

“Com estas intervenções, temos conseguido, por exemplo, levar bons serviços de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água a localidades que até aqui não os tinham”, referiu o presidente do conselho de administração da empresa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.