
AREVA e Schneider Electric associam-se em projecto de armazenamento de energia
A AREVA e a Schneider Electric assinaram um acordo de parceria num projecto para a investigação e desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia, conhecido como bateria de fluxo, visando a produção e o armazenamento de eletricidade através da combinação de ácido bromídrico e hidrogénio, informam as empresas.
Fundado pela União Europeia, o projecto visa a optimização do actual protótipo de bateria de fluxo de 50 kW, desenhado pela EnStorage, para um módulo de demonstração de 150 kW. Sob o acordo de cooperação firmado, ambas as empresas vão testar a tecnologia de bateria de fluxo em condições reais, esperando poder disponibilizar uma solução de elevada eficiência para a integração de energias renováveis.
A AREVA vai liderar o projeto, através da produção e instalação da solução. Já a Schneider Electric será responsável pelo design, produção e instalação do sistema complementar de conversão.
O CEO da AREVA Renewables, Louis-François Durret, explica que o mercado de armazenamento de energia está em constante mudança e é altamente competitivo. “Para dar resposta às necessidades energéticas do futuro, a AREVA está a diversificar o seu portfolio com recurso à tecnologia de bateria de fluxo e a ampliar o acordo de cooperação com a parceira Schneider Electric”, revela.
Para o responsável da Energy Business da Schneider Electric, Frédéric Abbal, o acordo com a AREVA vem reforçar o compromisso com o desenvolvimento de soluções de gestão energética seguras, fiáveis, eficientes, produtivas e ecológicas. “Esta tecnologia de armazenamento vai permitir maior flexibilidade e estabilidade na integração de energias renováveis”, conclui.