
Cepsa e C2X anunciam projeto para desenvolver maior fábrica de metanol verde da Europa em Espanha
A Cepsa e a C2X anunciaram durante a COP28, e na presença do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, um projeto conjunto para fornecer metanol verde a várias indústrias, incluindo os sectores químico e de transporte marítimo, naquela que será a maior fábrica de metanol verde da Europa, foi informado em comunicado.
O objetivo do projeto é atingir uma capacidade de produção anual estimada em 300 mil toneladas de metanol verde, que a Cepsa estima que poderá evitar a emissão de até 1 milhão de toneladas de emissões de CO2. A fábrica poderá atingir uma produção máxima de 380 mil toneladas e a decisão final de investimento, que poderá ascender a mil milhões de euros deverá ser tomada em 2025.
Se for aprovado, este projeto poderá criar 2.500 empregos diretos e indiretos. Adicionalmente, esta nova instalação reforça o Vale do Hidrogénio Verde da Andaluzia que a Cepsa e os seus parceiros estão a desenvolver com a ambição de atingir uma capacidade de produção de hidrogénio verde de 2 GW em 2030. Parte deste hidrogénio verde fornecerá a nova fábrica de metanol verde.
Até 2050, a procura global de metanol poderá triplicar para cerca de 300 milhões de toneladas por ano, a maior parte do qual metanol verde. É necessária uma mudança radical para aumentar a capacidade de produção de metanol não fóssil e satisfazer a procura que está a ser criada. No entanto, é também necessário um apoio significativo dos governos e de outras agências para garantir que esta capacidade de produção possa fornecer metanol verde a um preço acessível aos seus clientes.
Este projeto posiciona a Andaluzia como um dos locais mais competitivos do mundo para a produção e o transporte de moléculas verdes, graças à sua capacidade elétrica renovável e às suas infraestruturas industriais e portuárias, posicionando Espanha como um dos principais hubs de energia sustentável e garante de uma energia limpa independente e acessível para a Europa.