
Dourogás Renovável efetua primeira injeção de biometano produzido a partir de resíduos orgânicos na rede de gás natural em Portugal
A Dourogás Renovável vai proceder, no próximo dia 19 de julho, à primeira injeção de Biometano 100% renovável produzido a partir de resíduos orgânicos (lixo) na rede de gás natural, na Unidade Autónoma de Gaseificação (UAG) de Cachão / Centro de Competências de H2 e Gases Renováveis, em Cachão, Urjais, no concelho de Mirandela.
A cerimónia contará com a presença do Ministro do Ambiente e Acão Climática, Duarte Cordeiro, que assinalará o inovador projeto Biogasmove, desenvolvido, como referido, pela Dourogás Renovável e financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação.
O projeto pioneiro desenvolvido pela Dourogás Renovável na localidade transmontana de Urjais, no concelho de Mirandela (distrito de Bragança), tem como principal objetivo participar e contribuir para a descarbonização que a economia nacional necessita através da afirmação dos gases renováveis, nomeadamente do biometano 100% renovável que, além de ser um combustível renovável, armazenável, limpo, eco sustentável e economicamente viável é, também, uma alternativa aos combustíveis fósseis.
“O Biogasmove representa uma assinalável aposta do Grupo Dourogás em inovação, com selo nacional. O projeto representa uma assinalável evolução a nível tecnológico na utilização do biogás em Portugal, nomeadamente como combustível para transportes, como é o caso da frota de cerca de 40 camiões da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste atualmente movidos a biometano 100% renovável. O Projeto Biosgasmove representa um exemplo acabado da chamada economia circular. O biometano tem origem num projeto pioneiro de demonstração de conceito que permite produzir gás 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos”, escreve a Dourogás Renovável em comunicado,
Além do Biogasmove, o Grupo Dourogás tem também em curso os projetos Solargasmove e Hidrogasmove – uma parceria com a Águas do Tejo Atlântico – através dos quais é possível também produzir gases renováveis, como biometano e hidrogénio, a partir de lamas de ETAR. Os projetos Biogasmovem Hidrogasmove e Solargasmove inserem-se no domínio da investigação e inovação do Grupo Dourogás.