
ERSE aprova Manual de Gestão Logística do Abastecimento de Unidades Autónomas de Gás Natural Liquefeito
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou o Manual de Gestão Logística do Abastecimento de Unidades Autónomas de Gás Natural Liquefeito, que estabelece os critérios e os procedimentos da gestão logística do abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) às Unidades Autónomas de Gás Natural (UAG) no território nacional.
A reformulação do Manual da Gestão Logística de Abastecimento das UAG acontece para garantir a compatibilidade do novo modelo de compensação das redes de distribuição não interligadas com a logística de abastecimento de gás, através de cisternas, às várias UAG de rede, como esclarece o texto da diretiva, publicada esta quinta-feira em Diário da República.
O novo modelo de compensação das redes de distribuição não interligadas, apresentado pelos operadores da rede à ERSE, "adota procedimentos alinhados tanto quanto possível com os aplicados na Rede Nacional de Transporte de Gás (RNTG). O modelo prevê um novo conceito, a 'UAG Virtual', com vista à simplificação da atividade comercial nestas redes e a facilitar a compensação dos agentes de mercado nestas redes não interligadas. O modelo inclui ainda mecanismos de incentivo à compensação na UAG Virtual e de transferências comerciais de gás entre a UAG Virtual e as restantes infraestruturas do SNG. Outro dos aspetos relevantes do novo modelo é a explicitação do tratamento da injeção de gases de origem renovável nas redes não interligadas e a receção de gás renovável nas UAG de rede".