Espanha destina 12 mil milhões de euros para a dessalinização e reutilização da água

Espanha destina 12 mil milhões de euros para a dessalinização e reutilização da água

O Governo espanhol vai investir 11 839 milhões de euros para promover a dessalinização e a reutilização da água, bem como a eficiência na utilização do recurso, através da melhoria de condutas e infraestruturas regulatórias, face à situação de emergência devido à seca em 14,6% do território, revelou a ministra interina da Transição Ecológica e Desafio Demográfico (Transición Ecológica y Reto Demográfico), Teresa Ribera, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, esta terça-feira.

Segundo noticiou a Agência EFE, Teresa Ribera afirmou ainda que serão acrescentados mais 3 060 milhões de euros ao Projeto Estratégico de Recuperação e Transformação Económica (PERTE) para a digitalização da água, que promove a utilização de novas tecnologias e representará um avanço qualitativo na gestão da água e das secas.

Durante o Conselho de Ministros realizado esta terça-feira foi apresentado o Relatório de Gestão da Seca, que conclui que 14,6% do território espanhol está em situação de emergência devido à seca, enquanto 27,4% está em alerta porque a precipitação média global está 17,1% abaixo do valor normal em relação aos mesmos meses do período de referência 1991-2020.

 

A dessalinização e a reutilização vão ser dois temas em foco na 18.ª Expo Conferência da Água, que tem lugar nos dias 23 e 24 de novembro, nos painéis V - Modelos de Negócio para a Reutilização e VI - Dessalinização: Uma Solução para o País?

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.