
Galp instala sistemas de armazenamento de energia em Portugal e Espanha
A Galp está a desenvolver cinco sistemas de armazenamento de energia, com uma capacidade total de 74 megawatts (MW) e 147 megawatts-hora (MWh), em Portugal e Espanha. A informação foi avançada esta quinta-feira pela empresa, em comunicado de imprensa.
Com os novos projetos, a Galp passa a dispor de 79 MW e 158 MWh de capacidade instalada de baterias na Península Ibérica. As novas unidades estão a ser construídas em Alcoutim (Portugal), com 60,5 MW e 120,4 MWh, e em Manzanares (Espanha), com 13,4 MW e 26,8 MWh, complementando um sistema já em operação desde o início do ano em Alcoutim, com 5 MW e 20 MWh.
As baterias utilizadas, fornecidas pela empresa Sungrow, estão ligadas a parques fotovoltaicos da Galp e utilizam tecnologia “grid-forming”, que permite maior estabilidade na rede elétrica. A energia é armazenada durante o dia e libertada à noite, nos períodos de maior procura.
A gestão destes sistemas será feita a partir do Centro de Controlo da Galp, reconhecido pela REN e pela REE, que centraliza a operação de parques solares, baterias e consumo industrial. Esta estrutura permite também a participação em mercados de serviços de sistema, como regulação de frequência e tensão.
“Estes projetos combinam geração renovável com soluções de armazenamento e operações de despacho 24/7”, afirmou Georgios Papadimitriou, administrador executivo da Galp com a pasta das energias renováveis. O responsável acrescentou que o objetivo é fornecer energia limpa mesmo nos momentos de maior consumo.