Maioria dos europeus guarda os aparelhos eletrónicos antigos em casa
resíduos

Maioria dos europeus guarda os aparelhos eletrónicos antigos em casa

Mais de metade dos cidadãos da União Europeia (51%) entre os 16 e os 74 anos guardou em 2024 os seus antigos telemóveis ou smartphones em casa, segundo dados divulgados pelo Eurostat. Reciclar o equipamento foi a escolha de apenas 11% e 2% optaram por deitá-lo fora sem o reciclar.

A tendência de manter os dispositivos antigos em casa repete-se com outros equipamentos. No caso de portáteis e tablets, 34% dos inquiridos decidiram conservá-los, enquanto 12% os ofereceram ou venderam. Tal como nos telemóveis, 11% reciclaram os aparelhos e 1% deitou-os fora sem recurso à reciclagem.

Já os computadores fixos apresentaram uma taxa de reciclagem superior (15%), mas também aqui há uma percentagem significativa (19%) de pessoas que preferiu guardá-los. Nove por cento deram ou venderam o equipamento e 2% deitaram-no fora sem reciclar.

Os dados divulgados pelo Eurostat indicam assim que o hábito de acumular equipamentos eletrónicos antigos continua a prevalecer entre os europeus, em detrimento de práticas como a reciclagem ou a reutilização.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.