Mercados liberalizados de eletricidade e gás natural crescem em abril, revela ERSE
energia

Mercados liberalizados de eletricidade e gás natural crescem em abril, revela ERSE

Os Boletins dos mercados liberalizados de Eletricidade e de Gás Natural da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, relativos a abril de 2025, indicam aumentos no número de clientes e no consumo. No setor elétrico, o mercado livre atingiu cerca de 5,7 milhões de clientes, mais 8.872 do que em março. Já no gás natural, o número ultrapassou 1,1 milhão, com um acréscimo de 366 clientes.

Em termos de consumo, o mercado de eletricidade registou um total de 44.483 GWh, mais 189,3 GWh do que no mês anterior. No caso do gás natural, o consumo chegou aos 29.542 GWh, com um aumento de 59 GWh face a março. Em ambos os setores, o mercado liberalizado representa cerca de 95% do consumo total em Portugal continental.

A EDP Comercial manteve-se como a principal operadora no mercado elétrico, com 60,3% dos clientes e 37,4% do consumo. No segmento industrial, a EDP lidera com 26% do consumo, enquanto a Iberdrola se destacou entre os grandes consumidores, com uma quota de 26,3%, mais 0,8 pontos percentuais que no mês anterior.

No mercado de gás natural, a Galp manteve a liderança em consumo global (51,5%), bem como nos segmentos industrial (34,8%) e de grandes consumidores (57,1%). A EDP Comercial continua a liderar em número de clientes (39,5%) e nos segmentos das PME (38,9%) e residencial (38,5%), apesar das ligeiras quebras face a março. A ERSE sublinha ainda que a concentração de mercado é menor em número de clientes do que em volume de consumo.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.