Metro vai chegar à Costa da Caparica e Trafaria
ambiente

Metro vai chegar à Costa da Caparica e Trafaria

O Metropolitano de Lisboa e a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa) assinaram esta segunda-feira um protocolo que marca o início do projeto de expansão do Metro de Lisboa até à Costa da Caparica e Trafaria, passando por Santo António e São João.

O novo traçado, proposto pela Câmara Municipal de Almada, prevê uma extensão de aproximadamente 6,6 quilómetros, através de uma nova linha que chega até à Costa da Caparica e à Trafaria, e ainda está conectada ao transporte fluvial, reduzindo a dependência de veículos particulares. 

A implementação deste projeto promete reduzir significativamente o tráfego automóvel nas principais vias de acesso à Costa da Caparica e Trafaria, contribuindo para um ambiente "menos congestionado" e "mais limpo". O acesso mais facilitado às praias da Costa da Caparica pretende beneficiar tanto os residentes, como os turistas.

O protocolo de colaboração, assinado esta segunda-feira, define as bases de cooperação entre as entidades envolvidas para o estudo, planeamento e execução do projeto de extensão do Metro Sul do Tejo. A gestão do projeto será da responsabilidade do Metropolitano de Lisboa, que coordenará a colaboração entre as partes, desenvolverá relatórios de diagnóstico, avaliará a viabilidade técnica-económica do traçado de referência e realizará serviços de cartografia e topografia.

A Câmara Municipal de Almada será responsável por estabelecer as condições de inserção urbana do novo traçado, assegurando a sua harmonização com as áreas urbanas abrangidas. A TML, por sua vez, garantirá a articulação e gestão do projeto, incluindo estudos sobre tráfego e procura, e a integração das opções de transporte público com outros modos de transporte e sistemas tarifários na área metropolitana de Lisboa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.