
Ministra do Ambiente defende construção de pequenos projetos fotovoltaicos
Foi durante a inauguração da Central Fotovoltaica para autoconsumo da Estação Elevatória na Praia da Marina, em Vilamoura, que a ministra do Ambiente e Energia defendeu a construção de pequenos projetos de energia fotovoltaica por todo o país.
“A transição energética em curso tem de estar perto de todos e a população deve sentir-se parte dela. Gosto destes projetos que estão perto das pessoas", disse Maria da Graça Carvalho, citada pela Lusa.
Para a ministra, os pequenos projetos de energia renovável deviam estar "espalhados pelo país" em espaços onde "não perturbam a natureza nem a paisagem".
A central inaugurada está instalada num parque de estacionamento e tem uma capacidade de produção anual de 200 kW, energia que é utilizada para alimentar a estação elevatória de águas residuais da Alameda da Praia da Marina, reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis.
A nova infraestrutura tem 358 painéis de dupla face, podendo os equipamentos absorver a radiação solar na parte de cima, e também o calor que irradia do solo.
O investimento nesta infraestrutura foi de 240.000 euros, estando enquadrado na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé.