
Porto: condomínios com sistemas de água quente centralizada vão pagar menos na fatura de água
Os condomínios da cidade do Porto que possuam sistemas centralizados de produção de água quente sanitária terão direito a uma redução nas tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos, anunciou a Porto Ambiente no seu website. A medida resulta de uma iniciativa conjunta da Águas e Energia do Porto e da Porto Ambiente, com o objetivo de incentivar práticas mais sustentáveis.
Apesar de serem classificados como utilizadores não domésticos, estes condomínios passarão a beneficiar de preços mais baixos, equivalentes ao 2.º escalão de consumo dos utilizadores domésticos. A iniciativa destina-se a edifícios que já adotem, ou venham a implementar, soluções mais eficientes e ecológicas para a produção de água quente.
Para aderir à medida, os condomínios devem estar legalmente constituídos e ter um contrato com as empresas municipais exclusivamente para a produção de águas quentes sanitárias. A adesão pode ser realizada através do Balcão Digital da Águas e Energia do Porto, na secção "Contratos de Tarifário", ou através da Linha Porto.
A Porto Ambiente destaca que esta medida visa "apoiar e incentivar comportamentos mais sustentáveis", reforçando o compromisso da cidade em alcançar a neutralidade carbónica até 2030, conforme estabelecido no Pacto do Porto para o Clima.