Produção de energias renováveis nas Fábricas de Água da Tejo Atlântico com recorde em 2021
energia

Produção de energias renováveis nas Fábricas de Água da Tejo Atlântico com recorde em 2021

As Fábricas de Água da Águas do Tejo Atlântico tiveram em 2021 o melhor ano de produção de energias renováveis, atingindo 18 GWh de energia elétrica a partir do biogás.

“A Tejo Atlântico tem vindo neste último ano a investir na aquisição de novos geradores para as Fábricas de Água de Frielas, São João da Talha e Beirolas, o que conjuntamente com a otimização dos processos (melhorias a nível de espessamento das lamas, etc) e a possibilidade de exportação de energia para a rede elétrica na Fábrica de Água da Guia implementada no final do ano de 2020, traduziram-se nestes bons resultados”, justifica a empresa em comunicado.

A Fábrica de Água da Guia atingiu em 2021 o melhor ano de sempre em termos de produção de energia, ao registar uma autossuficiência anual de 80% e mensal de 97% e 92% nos meses de novembro e dezembro respetivamente. A energia produzida a partir do biogás para autoconsumo representou assim 19,7% do consumo da empresa, e incluindo a energia renovável vendida (biogás e microprodução solar fotovoltaica) a autossuficiência da Tejo Atlântico atingiu os 20,2%.

Em 2022, prevê-se superar os valores agora apresentados, com a entrada em funcionamento de dois novos cogeradores na Fábrica de Água de Chelas, “que devido às obras de remodelação em curso produziu cerca de três vezes menos que nos últimos 3 anos”, justificou a empresa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.