
Projeto de reciclagem de cápsulas de café com 12 marcas arranca em Cascais
12 marcas de café - Bellissimo, Bogani, Buondi Caffè, DeltaQ, Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UCC - sob a égide da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), juntaram-se para um projeto de Reciclagem de Cápsulas de Café.
A primeira iniciativa arrancou esta sexta-feira, com a Cascais Ambiente, através da disponibilização de mais um fluxo na rede de Ecocentros do Município, para a reciclagem de cápsulas de café usadas, com o objetivo de lhes dar uma nova vida, independentemente das marcas e dos materiais que as compõem.
Ao todo são oito Ecocentros fixos e móveis que existem espalhados pelo Município e que agora passam a recolher também cápsulas de café usadas. Qualquer pessoa pode depositar as suas cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas. Todos os locais da rede de Ecocentros podem ser consultados em https://ambiente.cascais.pt/pt/page/rede-ecocentros-cascais. As cápsulas recolhidas nos Ecocentros são entregues e armazenadas na Tratolixo.
No reciclador, as cápsulas são tratadas permitindo separar os distintos materiais e terem uma segunda vida. As borras de café convertem-se em composto orgânico para uso agrícola e outros produtos que promovem a circularidade; o alumínio coletado, uma vez que é infinitamente reciclável, pode ser transformado em novos objetos do quotidiano (esferográficas, lapiseiras, outros); e do plástico produz-se um material que se usará para fabricar novos objetos.
Este é um projeto pioneiro em Portugal, com diversas marcas comercializadoras de cápsulas de café unidas num processo conjunto de reciclagem que começa em Cascais e que pretende incentivar todos os portugueses a juntarem-se a este projeto de sustentabilidade.