Publicado regulamento que limita transferências de resíduos para países terceiros
resíduos

Publicado regulamento que limita transferências de resíduos para países terceiros

A atualização dos procedimentos e medidas de controlo da União Europeia (UE) para as transferências de resíduos para países terceiros, que tornam este processo mais rigoroso, foram, esta terça-feira, publicadas no jornal oficial da União Europeia.

Com as novas regras, as exportações de resíduos de plástico para países que não são membros da OCDE serão proibidas até dois anos e meio após a entrada em vigor do regulamento - que acontece 20 dias após a sua publicação -, enquanto as exportações para países da OCDE estarão sujeitas a condições mais restritas.

Já o intercâmbio de informações e de dados sobre transferências de resíduos será digitalizado, através de uma plataforma eletrónica central, para melhorar a comunicação de informações e a transparência, enquanto o transporte de resíduos para serem eliminados noutros países fora UE só será autorizado em circunstâncias excecionais.

O regulamento também cria um grupo de controlo de aplicação da legislação para melhorar a cooperação entre os países da UE, prevenir e detetar transferências ilegais.

Em 2020, as exportações de resíduos da UE para países terceiros atingiram 32,7 milhões de toneladas, o que representa cerca de 16% do comércio mundial de resíduos. Além disso, todos os anos, cerca de 67 milhões de toneladas de resíduos são transferidos entre países da UE.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.