Reciclagem de embalagens cresce 3% no primeiro trimestre de 2024
resíduos

Reciclagem de embalagens cresce 3% no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre de 2024, a reciclagem de embalagens alcançou um total de 111 696 toneladas, o que representa um aumento de 3% em comparação com o período homólogo, de acordo com os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE), indicou a Sociedade Ponto Verde (SPV) em comunicado.

Quanto ao desempenho dos vários materiais de embalagens no SIGRE, foram recolhidas 48 568 toneladas de vidro, ou seja, mais 1% em comparação com igual período de 2023, sendo o único a não cumprir a taxa de reciclagem nacional.

Perante estes resultados, a SPV considera ser fundamental melhorar o nível de serviço prestado aos cidadãos, em proximidade e conveniência, através de maior aposta em tecnologia e inovação

A entidade gestora Sociedade Ponto Verde espera ainda trabalho colaborativo com o novo Governo para a implementação de medidas que evitem o incumprimento: “Estamos num momento crítico e, por isso, defendemos que o país deve ter mais ambição em matéria de gestão de resíduos e de resíduos de embalagens, ao nível da prevenção, reciclagem e valorização. Estamos, assim, disponíveis para continuar o trabalho colaborativo, agora com o novo Executivo, cuja agenda apresenta determinação em implementar as medidas necessárias para que o país cumpra as metas. O nosso compromisso é total para a evolução do setor, pois é parte fundamental em prol de uma economia cada vez mais circular em Portugal,” conclui Ana Trigo Morais, CEO da SPV.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.