
Reciclagem de embalagens cresce 3% no primeiro trimestre de 2024
No primeiro trimestre de 2024, a reciclagem de embalagens alcançou um total de 111 696 toneladas, o que representa um aumento de 3% em comparação com o período homólogo, de acordo com os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE), indicou a Sociedade Ponto Verde (SPV) em comunicado.
Quanto ao desempenho dos vários materiais de embalagens no SIGRE, foram recolhidas 48 568 toneladas de vidro, ou seja, mais 1% em comparação com igual período de 2023, sendo o único a não cumprir a taxa de reciclagem nacional.
Perante estes resultados, a SPV considera ser fundamental melhorar o nível de serviço prestado aos cidadãos, em proximidade e conveniência, através de maior aposta em tecnologia e inovação
A entidade gestora Sociedade Ponto Verde espera ainda trabalho colaborativo com o novo Governo para a implementação de medidas que evitem o incumprimento: “Estamos num momento crítico e, por isso, defendemos que o país deve ter mais ambição em matéria de gestão de resíduos e de resíduos de embalagens, ao nível da prevenção, reciclagem e valorização. Estamos, assim, disponíveis para continuar o trabalho colaborativo, agora com o novo Executivo, cuja agenda apresenta determinação em implementar as medidas necessárias para que o país cumpra as metas. O nosso compromisso é total para a evolução do setor, pois é parte fundamental em prol de uma economia cada vez mais circular em Portugal,” conclui Ana Trigo Morais, CEO da SPV.