
Reclamações recebidas na ERSE aumentam 55% em três anos
Em 2021, a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos recebeu 33 633 reclamações e 2 111 pedidos de informação, números que refletem, face ao período homólogo, um crescimento de 39% e de 16%, respetivamente.
Esta evolução segue a tendência já verificada nos anos anteriores, registando-se, entre 2019 e 2021, um aumento total de cerca de 55% das reclamações recebidas na ERSE. Os pedidos de informação aumentaram cerca de 59%.
“Este acréscimo de reclamações nos últimos dois anos ocorre num contexto pandémico que se traduziu num conjunto de dificuldades sentidas pelos consumidores de energia, não obstante as medidas excecionais tomadas pelo Governo e pela própria ERSE, procurando minimizar o impacte das dificuldades sociais e económicas no acesso aos serviços públicos essenciais por parte dos consumidores mais vulneráveis, justifica a entidade reguladora em comunicado.
Cerca de 60% do número total de reclamações e de pedidos de informação foram recebidos através da Plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico, uma ferramenta digital disponibilizada a todos os consumidores. Entre 2019 e 2021, o recurso a esta plataforma pelos consumidores aumentou em cerca de 15%.
Os temas da faturação e do contrato de fornecimento corresponderam ao maior número de reclamações apresentadas sobre os setores regulados pela ERSE.
Registou-se também um crescimento de reclamações e de pedidos de informação relativas ao autoconsumo.