
REN e operadores da rede de transporte espanhol e francês assinam acordo para impulsionar a transformação da rede de gás em rede de hidrogénio
A REN – Redes energéticas nacionais e Operadores de Redes de Transporte (ORT) espanhol (Enagás) e francês (GRTgaz e Teréga) assinaram a iniciativa “Green2TSO”, com o objetivo de transformar a rede de gás numa rede de hidrogénio, recorrendo a inovação aberta, anunciou a REN no seu site.
“O projeto “Green2TSO” está em concordância com as iniciativas da Comissão Europeia Green Deal, Fit for 55 e REPowerEU, sublinhando o papel dos ORT europeus para se tornarem portadores de hidrogénio enquanto vetor de energia eficiente, segura e limpa, utilizando a própria infraestrutura de grande escala”, refere o operador da rede de transporte português.
Por meio do “Green2TSO”, o consórcio realizará projetos-piloto, testes tecnológicos e outras tarefas, com vista a acelerar a transformação da rede de gás natural.
As áreas tecnológicas a priorizar serão as tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de deteção e medição de hidrogénio, compressão e armazenamento acima do solo de hidrogénio e alternativas para revestimento e limpeza de condutas.
Um projeto na área da deteção e medição de hidrogénio liderado por promotores “Green2TSO”, denominado “Green2TSO OPTHYCS”, já foi escolhido pela Comissão Europeia para ser cofinanciado.
Para Rodrigo Costa, Presidente e CEO da REN, “este acordo é um passo em frente muito importante para a transição energética europeia. Este esforço conjunto é fundamental para a utilização generalizada do hidrogénio verde na luta contra as alterações climáticas e para a descarbonização da economia”.