
Secretário de Estado do Ambiente reconhece que Governo está em falta pelo atraso na com UNILEX
Hugo Polido Pires, Secretário de Estado do Ambiente, reconheceu esta quarta-feira que o Governo está em falta com os portugueses pelo atraso na publicação do UNILEX, mas manteve a confiança no prazo estipulado para a promulgação do decreto de lei que regulamentará o SDR – Sistema de Depósito e Reembolso de embalagens de bebidas de uso único: “Assumo o compromisso, enquanto governante, de que tudo farei para que o Sistema de Depósito e Reembolso português veja a luz do dia o mais brevemente possível para que possamos encaminhar o país rumo ao cumprimento das metas estipuladas pela União Europeia”.
O governante falava durante a 2ª Conferência SDR Portugal – Economia Circular e Inovação promovida pela SDR Portugal, associação sem fins lucrativos candidata à licença de gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas de uso único a criar em Portugal, que teve lugar esta quarta-feira, em Lisboa.
“A economia circular não é um chavão. O SDR é um sistema que permitirá assegurar uma melhor gestão dos resíduos que produzimos, capacitando Portugal perante um dos maiores desafios do nosso tempo. Esta transição no setor dos resíduos deve ser rápida e deve fazer de todos nós parte ativa desta mudança de paradigma pois estamos a lutar pela sustentabilidade do nosso futuro”, disse o secretário de Estado do Ambiente.