WEN4SD: vem aí um Mestrado internacional na água e energia

WEN4SD: vem aí um Mestrado internacional na água e energia

Projeto integrado no programa ‘Erasmus Mundus Design Measures’ visa a implementação de um novo mestrado internacional no segmento água-energia.

 

Com início em novembro de 2022, o projeto decorre até final de 2024 e conta com um financiamento de 55 mil euros.

O objetivo do ‘WEN4SD’ centra-se na conceção de um programa de mestrado sobre o Nexo ‘Água-Energia para o desenvolvimento sustentável’ e assenta nas melhores práticas de educação para o desenvolvimento sustentável nos países mediterrânicos para resolver múltiplos desafios.

A iniciativa, que decorre em consórcio, é liderada pela Universidade Politécnica de Valência (UPV), Espanha, e junta a Universidade de Gabes (UNIVGB), Tunísia e o Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), França.

Ao Água&Ambiente, os promotores deste projeto internacional salientam que a água e a energia desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento socioeconómico de todas as nações.

“O WEN4SD adota uma abordagem integrada, com o objetivo de reforçar a segurança da água e da energia através da gestão e governação integradas de ambos os setores”, diz o consórcio.

Alinhado com os objetivos delineados pelo departamento de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, o WEN4SD colabora com países parceiros em todo o mundo para promover o desenvolvimento sustentável e moldar a parceria internacional e a política de desenvolvimento da UE.

Como já foi referido, o principal objetivo do WEN4SD é lançar as bases para um programa de mestrado colaborativo centrado nas questões da água e da energia no âmbito do desenvolvimento sustentável. Abordando desafios específicos nas regiões mediterrânicas, o projeto procura facilitar a transição de práticas não sustentáveis para outras sustentáveis.

 

São quatro os objetivos delineados:

Objetivo 1: Definir um procedimento conjunto para os requisitos de admissão e candidatura dos estudantes através do Guia de Inscrição no Programa de Mestrado. Serão estabelecidos critérios de seleção, acompanhamento, exame de desempenho e regras de avaliação.

Objetivo 2: Estabelecer o programa de mestrado conjunto e o plano de estudos (cursos, atividades e formações), de acordo com as normas para a garantia da qualidade de programas conjuntos no âmbito do Ensino Superior Europeu.

Objetivo 3: Definir uma política de diplomas conjuntos. O consórcio formula um quadro para definir o diploma conjunto, a gestão administrativa e financeira, a promoção conjunta e a estratégia de sensibilização, bem como os serviços comuns a oferecer aos estudantes.

Objetivo 4: Elaborar projetos de convenção de parceria conjunta entre as três instituições de ensino envolvidas e de convenção conjunta de estudantes. O acordo de parceria destina-se a abranger todos os aspetos académicos, operacionais, administrativos e financeiros relacionados com a execução do programa de mestrado conjunto.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.