O SDR vai beneficiar a sociedade em geral, a circularidade, o ambiente e o país
Luís Capão é Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente. Tendo participado como orador no Painel ‘Sistema de depósito e reembolso: os detalhes da implementação’, nas Conferências da Semana de Ambiente promovidas pelo Jornal Água&Ambiente, revelou que estamos perante “uma iniciativa mais do que aguardada por todas as sociedades, havendo exemplos a nível mundial, alguns já com 20 anos, que têm atingido os níveis de reciclagem que tanto ambicionamos, acima dos 95-96 por cento”.
Luís Capão acrescentou que “finalmente, como cidadãos podemos ser compensados por cada embalagem que reciclamos, o que é um fator aliciador para melhorar a reciclagem que já fazemos”.
Reduzindo as embalagens, “vamos ter as cidades mais limpas e mais espaço nos ecopontos, além da redução dos custos de recolha”, frisou Luís Capão, “o que vai permitir que as autarquias se foquem ainda mais nos biorresíduos, futuramente os óleos alimentares usados (que têm um grande potencial), não esquecendo o papel/cartão, as outras embalagens e o vidro”.