
3.º Fórum Biorresiduos compara desafios e oportunidades das tecnologias de compostagem e digestão anaeróbia
Os biorresíduos recolhidos seletivamente têm dois destinos possíveis: podem ser encaminhados para compostagem, gerando um composto para utilização na agricultura, ou podem seguir para tratamento numa unidade de digestão anaeróbia, da qual resulta o digerido, que permite também enriquecer solos agrícolas, bem como o biogás, que, após um processo de purificação, vai dar origem ao biometano. São dois caminhos e duas soluções possíveis; no entanto, só uma delas — a digestão anaeróbia — permite almejar outras oportunidades de retorno económico, dada a prioridade que o País dá hoje à produção de gases renováveis no caminho rumo à descarbonização.
Aproveite, inscreva-se até esta quarta-feira, 21 de maio, e beneficie de um desconto especial até 15% no valor.
No 3.º Fórum Biorresíduos, que está agendado para o próximo dia 5 de junho, no Porto, vamos analisar à lupa os “Desafios e Oportunidades de Integração das Tecnologias Digestão Anaeróbia e Compostagem” para o tratamento do fluxo de biorresíduos. A sessão dedicada ao tema, que se realiza durante a tarde, terá como oradora Elizabeth D’Almeida Duarte, Professora Catedrática Jubilada no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, num painel que será moderado por Jaime Braga, Assessor da Direção da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).
Será uma ocasião privilegiada para, a partir do melhor e mais atualizado conhecimento científico, olhar de forma desempoeirada para estas duas tecnologias de tratamento, que permitem dar vida nova aos biorresíduos recolhidos nas habitações dos portugueses ou em grandes produtores, pesando vantagens e desvantagens, dificuldades e oportunidades.
O foco do Fórum Biorresíduos não se limita assim à recolha, ainda que esse seja o grande desafio do momento: assegurar que os cidadãos separam este fluxo e que os municípios promovem esta recolha da forma mais eficaz e eficiente possível. No entanto, é também crucial que estes biorresíduos sejam encaminhados para tratamento adequado, e o encontro anual do setor é o lugar ideal para debater, com base na melhor informação disponível, as opções em cima da mesa.
Não fique de fora! Garanta já o seu lugar!
E aproveite: inscreva-se até esta quarta-feira, 21 de maio, e beneficie de um desconto especial até 15% no valor.
Inscreva-se aqui!
Para mais informações, siga-nos no LinkedIn!