resíduos

3.º Fórum Biorresíduos: Susana Freitas da LIPOR foca combate ao desperdício alimentar

A prevenção da produção de resíduos é um dos desígnios do PERSU 2030 e o primeiro passo na hierarquia da gestão de resíduos, que visa reduzir impactos ambientais e garantir o máximo aproveitamento dos recursos. É também uma forma de minimizar os custos associados à recolha e tratamento de biorresíduos, que assim não chegam a ir parar ao contentor castanho. No 3.º Fórum Biorresíduos, que está agendado para o próximo dia 5 de junho, no Porto, Susana Freitas, Gestora da Unidade para a Prevenção de Resíduos da LIPOR, irá focar, em concreto, as oportunidades de prevenção destes resíduos no canal HORECA, ou seja, em estabelecimentos de hotelaria, restauração e catering, dada a relevância também do combate ao desperdício alimentar. 

Aproveite, inscreva-se até amanha, quarta-feira 28 de maio, e beneficie de um desconto especial até 10% no valor.   

Basta lembrar que, na União Europeia, são desperdiçados, anualmente, mais de 59 milhões de toneladas de alimentos. “Canal HORECA: o combate ao desperdício como fator de sucesso” é o título da sua intervenção, que poderá escutar ao início da tarde do próximo dia 5. “Na terceira edição deste Fórum, irei ter a oportunidade de vos falar sobre uma área específica dos biorresíduos que está muito relacionada com a questão da prevenção da produção deste tipo de material, mais concretamente a questão do desperdício alimentar”, antecipa Susana Freitas, e “muito focada numa área específica que é o setor HORECA”. “Iremos ter oportunidade de dar a conhecer alguns números, alguns dos desafios, algumas das soluções em que já temos vindo a trabalhar”, revela ainda, “portanto, conto convosco agora no início de junho”.

Recorde-se que a LIPOR, responsável pela gestão de resíduos do Grande Porto, tem estado particularmente atenta a este desafio e tem desenvolvido, desde 2008, diversos projetos nesta área, para mobilizar a comunidade e contribuir para reduzir a produção de resíduos alimentares.

 Esta será uma das intervenções do painel “Operação de recolha: o monstro das seis cabeças e 12 pés”, que se realiza ao início da tarde, e onde serão abordados, com acuidade e profundidade, vários desafios específicos ligados à gestão do fluxo de biorresíduos. Este painel, que reúne mais quatro oradores, será moderado por João Levy, Presidente da ECOServiços.

Da prevenção ao tratamento, todas as etapas da gestão do fluxo de biorresíduos serão analisadas no próximo Fórum Biorresíduos — o evento que não pode perder se trabalha nesta área e quer manter-se a par das melhores práticas e das grandes tendências setoriais. Assista ao vídeo!

Não fique de fora!  Garanta já o seu lugar!       

E aproveite: inscreva-se até amanha, quarta-feira 28 de maio, e beneficie de um desconto especial até 10% no valor.  

Inscreva-se aqui!

Para mais informações, siga-nos no LinkedIn!

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.