_1174383816.jpg)
Parque Expo elabora estudo para Siderurgia Nacional e Quimiparque
A Parque Expo vai elaborar um estudo de enquadramento estratégico para os territórios da antiga Siderurgia Nacional e da Quimiparque, com o objectivo de proceder à sua reconversão, revitalização e requalificação ambiental e urbana numa óptica de desenvolvimento sustentado.
O estudo, que terá a duração de três meses, passa por diversas etapas, nomeadamente por um diagnóstico político, legal, económico, sócio-cultural e ambiental, bem como pela definição de um conceito global para o território e das zonas prioritárias de intervenção.
Os territórios alvo do estudo, que a Parque Expo desenvolverá em colaboração com a CISED Território, uma empresa especializada em Estudos de Ordenamento do Território e de Mobilidade, estendem-se por 700 hectares.
Confinantes com zonas urbanas consolidadas e necessitadas de acções de reabilitação estruturantes, «os territórios exigem, quer pelo estado de degradação, quer pela dimensão e impacto que têm no desenvolvimento e competitividade das urbes onde se inserem, uma intervenção urgente», refere a empresa.
Sendo um instrumento das políticas públicas de ambiente, ordenamento do território e desenvolvimento urbano, a empresa encontra-se particularmente vocacionada para intervir em territórios que, pela sua natureza, devam ser objecto de acções prioritárias no âmbito destas políticas públicas. A Parque Expo é a única empresa portuguesa certificada para a prospecção, concepção e gestão de projectos de renovação urbana e requalificação ambiental.