_1183468730.jpg)
Pan-Eco Ambisousa inaugura central de valorização energética do biogás
A Pan-Eco Ambisousa Energias Renováveis, que surgiu na sequência do acordo estabelecido entre a Ambisousa e a empresa italiana Marcopolo Engineering, vai inaugurar, no próximo dia 12 de Julho, uma central de valorização energética de biogás, em Rio Mau.
Em declarações ao AmbienteOnline, Macedo Dias, presidente da Ambisousa, referiu que o projecto de produção de energia a partir de resíduos do Aterro de Penafiel, gerido pela Ambisousa, significou um investimento de um milhão de euros. As obras de construção civil estiveram a cargo da empresa Silva & Brandão, enquanto que a vertente eléctrica foi da responsabilidade da Marpe. «Iniciámos os testes da unidade no final de Maio, altura em que começou a ser introduzida a energia eléctrica na rede», acrescentou.
A exploração de biogás a partir dos resíduos depositados no aterro de Penafiel, explorado pela Ambisousa, vai significar a produção de 4,7 milhões de kWh, o que corresponde ao consumo médio anual de energia de 500 habitações.
Detida 10 por cento pela Ambisousa e com um capital de 5500 euros, a Pan-Eco foi criada em meados do ano passado tendo em vista a exploração da central de valorização energética de biogás, no aterro de Penafiel, no qual são depositadas anualmente cerca de 60 mil toneladas de resíduos. Futuramente, a empresa poderá vir a explorar outros projectos relacionados com este tipo de valorização energética.
A Ambisousa é responsável pelo tratamento e gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos dos cerca de 330 mil habitantes de toda a região do Vale do Sousa. Já a Marcopolo Engineering – Sistemi Ecologi iniciou a sua actividade em 1978, dedicando-se principalmente à produção de energia eléctrica através do biogás. Actualmente, tem 28 estações em operação, dez em construção e oito planeadas. É responsável pela redução de 175 toneladas/hora de emissões de CO2 para a atmosfera e tem uma capacidade instalada de 50 MW, fornecendo electricidade para cerca de 83 mil habitações.