
ambiente
Nova campanha da Samsung liga ambiente a produtos de linha branca
A Samsung Electrónica Portuguesa espera atingir 25 milhões de euros de receitas em 2008 com a nova estratégia para a linha branca e ar condicionado, apresentada ontem em conferência de imprensa.
A campanha da linha branca «Cinco Elementos», cujo lançamento está para breve, é o resultado da mudança da estrutura comercial da empresa em 2005. «A Samsung Portuguesa trabalhou durante os últimos dois anos na sua elaboração e outros países europeus que comercializam a marca já estão interessados em adoptar este conceito», adiantou o responsável.
Nesta campanha associa-se cada elemento da Natureza a um segmento de mercado. Assim, o elemento água corresponde a máquinas de lavar roupa, o fogo a microondas e fornos, o ar a frigoríficos e ar condicionado, e a terra a aspiradores. O quinto elemento é o ser humano por ser ele que «pensa, quer, pode e cria», enumerou Filipe Carvalheiro, responsável da área de negócio da electrónica de consumo, da Samsung. Os cinco elementos são comunicados ao consumidor através de figuras e cores representativas.
A nova estratégia para o mercado da linha branca, no mercado há dez anos, pressupõe um aumento da cota percentual em todos os segmentos. Nos frigoríficos o objectivo é subir três pontos, dos 22,5 por cento actuais, para os 25 por cento. A área do ar condicionado espera chegar aos 18 por cento em 2008, face aos 13 por cento de cota de mercado atingidos em Junho de 2007. Nas máquinas de lavar, «um negócio recente», a expectativa é de alcançar os 13 por cento. «Actualmente estamos nos 8,1 por cento, muito perto da posição do actual líder, que detém 10,5 por cento», adiantou a mesma fonte.
Associada à campanha de marketing está a vontade de serem vistos como um player principal nesta área de negócio, isto porque até à data a linha branca da Samsung «tem uma cota de mercado fraca», e «apesar de efectivamente o sermos, não somos reconhecidos como marca especialista», constatou Filipe Carvalheiro.