Estarreja investe em piscina ecoeficiente
ambiente

Estarreja investe em piscina ecoeficiente

Introduzindo um elevado número de alterações à sua concepção tradicional, a nova piscina municipal de Estarreja possibilitará um melhor aproveitamento energético, maior racionalização dos consumos e uma aposta na sustentabilidade ambiental e financeira da exploração do equipamento.

Poupanças de energia de 47 por cento, diminuição do consumo de água na ordem dos 50 por cento e redução das emissões de CO2 (menos nove toneladas anuais) são algumas das mais-valias que se esperam alcançar, de acordo com um estudo realizado pela EcoInside.

Para se alcançarem estes resultados foi necessário introduzir mudanças. «Ao nível da energia, recorre-se, por exemplo, a lâmpadas com tecnologias mais eficientes e com tempo de vida superior, ao aproveitamento da iluminação natural, a sensores de movimento, a coberturas isotérmicas, que evitam perdas de água e de energia, e a painéis solares», especifica a autarquia de Estarreja.

Os ganhos de água devem-se à instalação de redutores de caudal, ao controlo das regas dos jardins com sensores de humidade no solo, à implementação de um sistema de captação de águas pluviais e de uma mini estação de tratamento de águas residuais. A poupança anual de água será de 900 metros cúbicos.

«Este complexo será uma referência nacional em termos de sustentabilidade e de ecoeficiência», garante Joaquim Guedes, director técnico da EcoInside.



Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.