Construção sustentável é nicho de mercado a explorar
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Construção sustentável é nicho de mercado a explorar

A sustentabilidade na construção é «uma oportunidade de negócio que aposta na diferenciação do produto final, o edifício, sendo cada vez mais reconhecida pelo consumidor» e criando, por isso, um nicho por explorar no sector da construção, defende Isabel Santos, presidente-executiva da Ecochoice.

Durante a conferência «Sustentabilidade: Oportunidades Estratégicas para o Sector da Promoção Imobiliária e da Construção», que decorreu esta semana, Rita Almeida Dias, consultora da Sustentare, defendeu que a
implantação da sustentabilidade na construção permitirá «a valorização do activo imobiliário, a criação de emprego directo e indirecto e um menor consumo de recursos naturais».

De acordo com um inquérito divulgado durante a iniciativa, 90 por cento dos promotores inquiridos considera que o preço de um edifício sustentável é superior a um edifício convencional, um número que desce para os 70 por cento no caso dos construtores. Por outro lado, 60 por cento das promotoras consideram que as autarquias são sensíveis à dimensão ambiental de um edifício, enquanto que para 90 por cento dos construtores os municípios são indiferentes aos aspectos ambientais dos edifícios.

O desempenho energético e o conforto térmico e acústico são as dimensões mais valorizadas pelas promotoras imobiliárias quando consideram os diferentes aspectos ambientais da construção sustentável. A utilização de materiais reciclados e renováveis é o aspecto menos valorizado pelas mesmas. O mesmo inquérito indica que 80 por cento dos construtores diz que utiliza materiais reciclados nos projectos de construção que desenvolve. Estes são alguns dos dados extraídos de um inquérito telefónico a dez das maiores construtoras e promotoras registadas na AEP (Associação Empresarial Portuguesa).


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