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ISA cresce 100 por cento em 2007
A ISA, empresa especializada em comunicações M2M (machine-to-machine), consolidou em 2007 o rápido crescimento verificado desde há 5 anos, tendo fechado o ano com um aumento de 100 por cento do volume de negócios, que se situou nos 4 milhões de euros.
A rentabilidade da empresa continua também a aumentar, «fruto da aposta numa política de desenvolvimento e lançamento a nível mundial de produtos tecnológicos inovadores, de grande valor acrescentado, cujos resultados apenas se revelam a longo prazo e que começam agora a aparecer», frisa Catarina Almeida, directora de marketing e inovação da empresa. Esta situação é traduzida pelo crescimento de mais de 200 por cento do EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que se estima vir a atingir 600 mil euros e do lucro antes de impostos que se situará em cerca de 250 mil euros.
«Os resultados alcançados em 2007 foram conseguidos essencialmente através da venda de sistemas de telemetria para depósitos e contadores de gás e de combustíveis líquidos», salienta Catarina Almeida. No ano passado, a ISA duplicou o número de equipamentos de telemetria vendidos, tendo ultrapassado os 35 mil. Estes encontram-se instalados em mais de 20 países. A Repsol, em Espanha, e a Primagaz e a Butagaz, em França, destacaram-se como clientes que mais contribuíram para a facturação de 2007. «Essa forte presença no mercado externo levou a que a facturação da empresa relativamente a negócios do estrangeiro tenha sido significativa, tendo as exportações representado mais de 80 por cento do volume de negócios», acrescenta.
Para 2008, a ISA pretende continuar a alargar o volume de negócios e aumentar os níveis de rentabilidade, crescendo no mínimo 50 por cento. A empresa conta crescer através da consolidação da venda de sistemas de telemetria aplicados a um número cada vez mais vasto de áreas, intensificando o seu marketing e exponenciando as vendas dos seus produtos e serviços. De acordo com Catarina Almeida, 2008 será o ano de afirmação dos negócios nas áreas da telecontagem e da eficiência energética, prevendo-se o lançamento de produtos inovadores e a implantação de projectos internacionais de grande dimensão. Simultaneamente, a empresa construirá alicerces noutras áreas investindo, nomeadamente, no desenvolvimento de produtos ligados à área da saúde e da biomédica, sempre numa lógica de inovação e de uma cada vez mais ampla internacionalização.
A rentabilidade da empresa continua também a aumentar, «fruto da aposta numa política de desenvolvimento e lançamento a nível mundial de produtos tecnológicos inovadores, de grande valor acrescentado, cujos resultados apenas se revelam a longo prazo e que começam agora a aparecer», frisa Catarina Almeida, directora de marketing e inovação da empresa. Esta situação é traduzida pelo crescimento de mais de 200 por cento do EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que se estima vir a atingir 600 mil euros e do lucro antes de impostos que se situará em cerca de 250 mil euros.
«Os resultados alcançados em 2007 foram conseguidos essencialmente através da venda de sistemas de telemetria para depósitos e contadores de gás e de combustíveis líquidos», salienta Catarina Almeida. No ano passado, a ISA duplicou o número de equipamentos de telemetria vendidos, tendo ultrapassado os 35 mil. Estes encontram-se instalados em mais de 20 países. A Repsol, em Espanha, e a Primagaz e a Butagaz, em França, destacaram-se como clientes que mais contribuíram para a facturação de 2007. «Essa forte presença no mercado externo levou a que a facturação da empresa relativamente a negócios do estrangeiro tenha sido significativa, tendo as exportações representado mais de 80 por cento do volume de negócios», acrescenta.
Para 2008, a ISA pretende continuar a alargar o volume de negócios e aumentar os níveis de rentabilidade, crescendo no mínimo 50 por cento. A empresa conta crescer através da consolidação da venda de sistemas de telemetria aplicados a um número cada vez mais vasto de áreas, intensificando o seu marketing e exponenciando as vendas dos seus produtos e serviços. De acordo com Catarina Almeida, 2008 será o ano de afirmação dos negócios nas áreas da telecontagem e da eficiência energética, prevendo-se o lançamento de produtos inovadores e a implantação de projectos internacionais de grande dimensão. Simultaneamente, a empresa construirá alicerces noutras áreas investindo, nomeadamente, no desenvolvimento de produtos ligados à área da saúde e da biomédica, sempre numa lógica de inovação e de uma cada vez mais ampla internacionalização.