Quimonda investe 70 milhões em fábrica de células solares
ambiente

Quimonda investe 70 milhões em fábrica de células solares

«Portugal tem hoje um cluster de energias renováveis que não tinha há três anos, estando agora a produzir o que antes era importado porque era demasiado sofisticado para ser feito em Portugal», afirmou ontem o Primeiro-Ministro, durante o anúncio de um novo projecto de células fotovoltaicas da empresa alemã Qimonda, em Vila do Conde.

«Este investimento é uma prova de confiança em Portugal, na nossa economia e na competência dos portugueses», sublinhou José Sócrates, destacando que este projecto «está na vanguarda do que de melhor se faz no mundo».

Está prevista a criação de uma nova fábrica capaz de produzir 30 milhões de células solares por ano, empregando 150 pessoas e representando um investimento de 70 milhões de euros. Portugal ganhou o projecto, que entrará em produção em 2009, à Alemanha. Numa segunda fase, poderão ser investidos mais 30 milhões de euros para aumentar a capacidade de produção para 70 milhões de células solares por ano, criando mais 50 postos de trabalho.

O presidente da empresa portuguesa, Armando Tavares, frisou que «este investimento representa, para Portugal, um importante contributo para colocar o País na linha da frente das energias renováveis, não só na sua exploração, mas também a montante na produção de equipamento».

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.