Empreendimentos turísticos abrem portas ao ambiente
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Empreendimentos turísticos abrem portas ao ambiente

A atribuição da Chave Verde, programa que procura reconhecer as unidades hoteleiras que demonstrem preocupação e empenho num melhor ambiente, deverá crescer este ano cerca de 80 por cento, relativamente aos 12 empreendimentos que foram distinguidos no ano passado. Este é um sinal de que o sector do turismo tem estado mais atento para a necessidade de harmonizar a actividade com o ambiente.

«A preocupação ambiental é uma realidade que temos tido a oportunidade de verificar através do crescente interesse demonstrado por parte dos empreendimentos turísticos que nos têm contactado», afirma Fátima Vieira, operadora nacional do projecto, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Independentemente de chegarem à conclusão de que ainda não reúnem condições para poderem formalizar a candidatura àquele galardão, os empreendimentos «demonstram interesse e vontade de alterar comportamentos», acrescenta a responsável, salientando que exibir a Chave Verde é uma mais-valia para as unidades turísticas, não só porque reflecte respeito pela preservação ambiental, como também significa uma redução de consumos. «A estes aspectos acresce o facto dos clientes reconhecerem e procurarem, cada vez mais, bens e serviços que respeitem o ambiente», conclui.

Além da Chave Verde, do mundo dos certificados que atestam as boas práticas ambientais sobressaem nomes como a norma ISO 14001, a EMAS (sistema comunitário de ecogestão e auditoria), o rótulo ecológico da União Europeia e o Eco-Hotel.

Para Fernando Lamares, administrador da Tüv Rheiland Portugal, a procura de unidades hoteleiras “amigas do ambiente” é cada vez maior. Este facto motivou a Tüv Rheiland Portugal a criar o certificado Eco-Hotel, «mais adaptado às necessidades da indústria hoteleira», acrescenta. Além de contribuir para a diminuição do risco ambiental e de acidentes, este certificado é também um aliado da optimização dos consumos de energia e água.

Estas são distinções importantes tendo em conta que o turismo é já uma das maiores indústrias a nível mundial. Em 2005, cerca de 810 milhões de pessoas visitaram países estrangeiros, estimando a Organização Mundial de Turismo que esse número duplique antes de 2020.

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