Expo Energia 2009 debate futuro da energia em Portugal já na próxima semana
ambiente

Expo Energia 2009 debate futuro da energia em Portugal já na próxima semana

«Provar que uma organização está a poupar água e energia é uma importante responsabilidade social e corporativa», a afirmação é de Donald Lack, responsável do Instituto Britânico da Energia para as East Midlands e um dos intervenientes da Expo Energia 2009, que decorrerá entre 17 e 19 de Novembro, no Taguspark, em Oeiras.

Ao Ambienteonline, o britânico, cuja intervenção dedicada aos sistemas de monitorização municipal de energia está incluída no tema “Responsabilidade e eficiência energética nas cidades”, lembrou ainda que «o principal benefício da poupança de energia em edifícios, além da poupança em si, está no retorno, a curto prazo, do investimento efectuado nos equipamentos de monitorização e controlo, mas só se essa monitorização for feita em tempo real. Aí sim, os investimentos são mínimos com o tempo e os benefícios são enormes em termos financeiros e de redução de emissões de carbono».

Estado de arte das tecnologias emergentes

Caroline Thévenot, representante do director-geral dos avanços científicos e da energia da Comissão Europeia, é outra das oradoras na 4ª edição da Expo Energia, evento organizado pelo Jornal água&ambiente. A responsável deverá falar sobre a aplicação e estado de arte das tecnologias emergentes de acordo com o Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias Energéticas no Fórum da Energia 2009, conferência central do evento, cujo tema é “Decidir o futuro da energia em Portugal: Compromissos e apostas para a liderança nas renováveis”.

O director da Agência para a Energia (ADENE), Alexandre Fernandes, é outro dos convidados que estará encarregue de apresentar a temática “A certificação energética como instrumento para a eficiência energética nos edifícios”, que se enquadra no painel sobre “Soluções para os sectores com maior potencial para a eficiência energética: edifícios e transportes”. Neste mesmo painel, Francisco Gírio, coordenador da unidade de Fisiologia Microbiana e Bioprocessos do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), será responsável por uma comunicação dedicada às perspectivas do mercado com a chegada da 2.ª e 3.ª geração dos biocombustíveis.

Na edição passada, a exposição do sector da energia recebeu 50 especialistas, nacionais e internacionais, 533 participantes, 13 entidades patrocinadoras e apoiantes, para além de 17 expositores. A TV Energia, media partner da Expo Energia, realizou uma reportagem vídeo sobre a exposição, que pode ver vista aqui.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.