Já circula em Portugal o primeiro veículo pesado abastecido com biometano 100% renovável
ambiente

Já circula em Portugal o primeiro veículo pesado abastecido com biometano 100% renovável

Fruto de uma parceria estabelecida entre a Dourogás e a HAVI, em colaboração com a Scania (o fabricante fornecedor da HAVI), foi possível realizar o primeiro abastecimento a gás natural veicular 100% renovável de um veículo pesado, dando mais um passo no caminho da descarbonização do setor dos transportes.

 

Esta iniciativa tem origem na parceria desenvolvida pelas duas empresas e, durante um mês, prevê a realização de cerca de oito mil km abastecidos totalmente com biometano 100% renovável, para transporte pesado de bens alimentares com emissões zero de CO2. Esta demonstração vem reforçar a oportunidade que o biometano representa para a mobilidade sustentável, uma prioridade do Grupo Dourogás que tem como objetivo, até 2025, disponibilizar 50% de GNV de origem 100% renovável, o que permitirá evitar a emissão de 7.600 toneladas de CO2 por ano.

 

“Face ao gasóleo, o GNV representa também um benefício considerável ao nível da qualidade do ar, uma vez que permite a redução de monóxido de carbono (CO) em 30%, de óxidos de nitrogénio (NOx) em 35% e de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 20% e, também, a redução em 95% de partículas em suspensão e a neutralização de emissões de dióxido de enxofre (SO2)”, sustenta a Dourogás em comunicado.

 

Nos últimos anos a Dourogás mais do que duplicou os pontos de abastecimento de Gás Natural no País, estando presente em locais fronteiriços de grande tráfego pesado de mercadorias (Vilar Formoso e Elvas-Caia), em grandes áreas logística nacionais (como Carregado, Palmela, Gaia e Maia), e ainda em municípios tão diferentes como Porto (Francos e Via Norte), Loures, Mirandela e Vila Real.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.