
Edifício da CM Seixal é referência ao nível energético
O novo local de trabalho de 700 funcionários da Câmara Municipal de Seixal é um marco no concelho em termos de eficiência energética. A verdade é que o edifício, inaugurado esta semana, é o primeiro equipamento público em Portugal a obter a Declaração de Conformidade Regulamentar no âmbito do Sistema de Certificação Energética, com a classe B.
A certificação foi obtida no seguimento das preocupações com o consumo energético e controlo do ar interior contempladas no desenvolvimento da infra-estrutura. Como exemplo, a autarquia aponta para o aproveitamento da luz natural, o que permite a redução dos consumos energéticos, em termos de iluminação e de climatização. O edifício possui ainda painéis térmicos solares. Ao nível do ar, existem seis unidades de tratamento de ar que permitem abastar a infra-estrutura com ar novo e extrair o ar viciado.
Num investimento de 30 milhões de euros, o edifício permite reunir o pessoal administrativo da autarquia que anteriormente estava disperso por 38 locais distintos, rentabilizando recursos e diminuindo o consumo energético da câmara.
O ar interior é controlado centralmente, com garantia da conformidade legal de todos os parâmetros de qualidade. São seis as Unidades de Tratamento de Ar que têm, entre outras funções, a insuflação de ar novo e a extracção de ar viciado. O edifício possui painéis solares de captação da radiação solar para o aquecimento de água.