
A Inteligência Artificial tem o potencial de revolucionar todo o setor tornando-o mais eficiente, sustentável e seguro.
A crescente produção de resíduos urbanos (RU) representa um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Uma gestão eficiente dos resíduos produzidos no presente é crucial para assegurar a proteção do ambiente e da saúde pública no futuro. Nesse contexto, o aparecimento da Inteligência Artificial (IA) surge como uma poderosa ferramenta na otimização, processamento e gestão de resíduos, aumentando a eficiência, a precisão e a sustentabilidade dos processos.
Uma das aplicações mais promissoras da IA na gestão de resíduos é a automatização do processo de triagem de materiais. A instalação de equipamentos e sistemas dotados de visão computacional e aprendizagem contínua e profunda permitem identificar e separar diferentes tipos de resíduos com alta precisão e velocidade, tornando o processo mais eficiente e seguro, reduzindo a necessidade de triagem manual. Além disso, equipamentos com esta tecnologia apresentam grande versatilidade e podem ser instalados em diferentes fases dos processos de tratamento e valorização, permitindo a recuperação de materiais com elevado potencial de valorização, como metais e plásticos de alta qualidade, que, após a passagem por diversos equipamentos ao longo do tratamento, ainda poderiam se perder e acabar em aterros sanitários.
O aparecimento da Inteligência Artificial (IA) surge como uma poderosa ferramenta na otimização, processamento e gestão de resíduos
Nessa perspetiva, a Tratolixo está já a avançar no sentido de, a breve trecho, efetivar a implementação ativa de soluções de IA nas suas instalações (Tratamento Mecânico e Central de Triagem), com a acomodação de braços robóticos e separadores óticos, ambos munidos de IA, maximizando assim a eficiência operacional e a recuperação de materiais. Esta abordagem demonstra o compromisso da Tratolixo com a sustentabilidade e a inovação tecnológica, posicionando-se como uma referência no setor da gestão de resíduos.
A presença da IA na gestão de resíduos apresenta inúmeros benefícios, mas também cria outros desafios que requerem atenção. A utilização desta tecnologia exige a garantia da qualidade dos dados gerados e fornecidos, a cibersegurança e a transparência dos algoritmos, assim como é realmente importante também considerar os impactos sociais da automatização dos processos. Ao automatizar tarefas repetitivas e desgastantes, a IA permite a libertação e possível reconversão dos trabalhadores para outras atividades de maior valor acrescentado para a indústria e pode levar mesmo à criação de novos empregos e à melhoria das condições de trabalho no setor da gestão de resíduos.
A Tratolixo está já a avançar no sentido de a breve trecho efetivar a implementação ativa de soluções de IA nas suas instalações
A Inteligência Artificial tem o potencial de revolucionar todo o setor, tornando-o mais eficiente, sustentável e seguro. Com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação com o ambiente, a IA deve desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro mais limpo e saudável. É fundamental abordar os desafios e aproveitar as oportunidades da IA de forma responsável e ética, garantindo que seus benefícios sejam plenamente aproveitados e distribuídos equitativamente.