
A Valorsul vai premiar projetos inovadores no setor dos resíduos
A Valorsul, em parceria com a consultora Innovation by Kaizen, acaba de lançar os prémios de inovação 2024, destinados à academia, start-ups e empresas do setor, que vai contar com um investimento de 150 mil euros para os mais inovadores.
De acordo com a Valorsul, este é um programa de inovação aberta que conecta a entidade à academia, start-ups e empresas do setor, que visa premiar e promover um acelerador de projetos e tecnologias de última geração para transformar o negócio da Valorsul e impulsionar o setor de Gestão de Resíduos em Portugal.
Os candidatos poderão concorrer a três categorias: novas soluções digitais e de IA na gestão de resíduos, triagem de embalagens de nova geração e maximizar o potencial das escórias de incineração.
Este primeiro projeto acelerador da Valorsul compreende um calendário de inovação de 3 meses. As candidaturas arrancaram no passado dia 19 de junho e estendem-se até dia 15 de agosto, sendo que a fase de seleção terá lugar até 13 de setembro.
"Os vencedores terão a oportunidade de co-desenvolver projetos-piloto e testar as suas soluções nas operações industriais da Valorsul, obtendo validação e acesso a valiosos conhecimentos empresariais e de sustentabilidade. Além da oportunidade de desenvolver as suas soluções em teste piloto com financiamento da Valorsul, os vencedores receberão ainda um prémio de três mil euros", é esclarecido.
Ao participarem no concurso, os candidatos trabalharão lado a lado com profissionais da área, com apoio e partilha de boas práticas, e beneficiarão também de maior visibilidade da marca no setor ao nível nacional e internacional.
Mais informações sobre o programa em https://www.valorsul.pt/open-innovation-2024-pt/