Acciona revoluciona tratamento de águas residuais com plataforma inteligente de controlo para biofiltros

A Acciona está a transformar o tratamento de águas residuais em Portugal com a implementação da plataforma FIL-Biocontrol na ETAR da Quinta do Lago.

Esta solução inovadora permite otimizar os processos de nitrificação e desnitrificação, reduzindo significativamente o consumo de energia e de reagentes, e contribuindo para o cumprimento das exigentes metas ambientais nacionais e europeias.  

A Acciona implementou na ETAR da Quinta do Lago (Algarve, Portugal) uma inovadora plataforma de controlo para biofiltros no tratamento terciário, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética. Este sistema permite reduzir os elevados consumos de energia nos processos de nitrificação e desnitrificação, bem como a utilização de reagentes como o metanol e o cloreto de ferro, respeitando as diretivas nacionais e europeias em vigor.

A solução tecnológica implementada – FIL-Biocontrol – é uma Plataforma de Controlo para a parametrização e optimização do sistema de nitrificação (N) e desnitrificação (DN), de forma segura, tanto no local como remotamente, com visualização de gráficos do processo. Dispõe de um sistema de ventilação e dosagem com funcionamento não totalmente automático, o que provoca ineficiências tanto a nível energético, como na remoção de nutrientes e no consumo de reagentes (metanol para desnitrificação e cloreto de ferro para eliminação de fósforo).

A plataforma implementada gera um impacto significativo nos processos descritos anteriormente, ao realizar um acompanhamento exaustivo e contínuo da nitrificação e desnitrificação, o que permite uma melhor parametrização do tratamento, tanto local como remotamente e, por fim, uma maior eficiência energética e uma diminuição do consumo de reagentes.

Esta plataforma utiliza tecnologia Edge Computing (Nó local na unidade de tratamento) na parte superior do sistema de controlo, o que permite realizar alterações no funcionamento do sistema, ampliando as funcionalidades. Simultaneamente, é garantido o acesso seguro a este novo ambiente, a partir de qualquer dispositivo remoto ou local, o que permite novas parametrizações, visualizações de curvas múltiplas e KPIs do processo.

Atualmente, as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) têm cada vez mais dificuldade, tanto em atingir a qualidade exigida do efluente, como em cumprir os novos padrões europeus. 

 Uma parte considerável desta qualidade está relacionada com a concentração de azoto amoniacal e de nitratos no efluente. Os processos necessários para a eliminação destas substâncias, designados processos de nitrificação e desnitrificação, implicam elevados consumos de energia.

Os sistemas de biofiltros são um dos processos de remoção dessas substâncias para o efluente, o que, pela sua natureza, torna necessário dosear reagentes (metanol, cloreto de ferro). Isto implica um impacto na eficiência energética, custos económicos e emissões associadas na sua produção e transporte.

Neste contexto, pondera-se a disponibilização de ferramentas para melhorar e optimizar a eficiência dos processos nos biofiltros e a consequente redução associada de consumo de energia, bem como a diminuição da adição de reagentes. Estes são doseados segundo critérios conservadores e, por conseguinte, da pegada de carbono nos Alcance 2 e 3. Com este sistema FIL-Biocontrol, que utiliza ferramentas realizadas com tecnologias Edge Computing (como sistema de controlo) e outras como Node-Red, Grafana, MQTT, OPC-UA, será possível um maior controlo e interacção com o processo tanto local como remotamente, através da criação de redes privadas virtuais, no âmbito do Smartplan Acciona.

Com o desenvolvimento desta plataforma nas próprias instalações, consegue-se uma optimização do consumo de energia e a redução das possíveis emissões GEI-Alcance 2 associadas. Permite igualmente reduzir os consumos de reagentes e, desse modo, as possíveis emissões GEI-Alcance 3. Aumenta a qualidade no tratamento do efluente e a remoção de poluentes. Tudo objetivos que não exigem investimentos relevantes nas instalações ou grandes alterações no processo.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.