‘Água que Une’ apresentado em breve, garante ministro da Agricultura
água

‘Água que Une’ apresentado em breve, garante ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, disse, em Berlim, que o plano ‘Água que Une’, que prevê "armazenar e distribuir água de forma eficiente", deverá ser apresentado pelo primeiro-ministro "em breve".

Citado pela Lusa, e sem avançar o valor da verba alocado a este plano, o governante adiantou que deverá custar "milhares de milhões de euros" e responder às reivindicações dos agricultores e produtores que pedem uma estratégia para gestão das reservas de água.

"Nós já temos a solução até 2040 em termos de investimento e que em breve será apresentada. Teremos uma arquitetura financeira de milhares de milhões de euros, o objetivo é que não afete as contas públicas. Ainda que a água, e os investimentos na água, nomeadamente para a agricultura, tenham um retorno brutal. O Alqueva tem de receita fiscal anual 339 milhões de euros", apontou José Manuel Fernandes, em declarações à Lusa.

Esta semana, o Água&Ambiente Online antecipou com os agricultores portugueses o que esperam deste plano lançado pelo Governo em junho de 2024 e que assenta numa abordagem integrada e de colaboração entre o ministério do Ambiente e Energia e o ministério da Agricultura e Pescas.

Colmatar as limitações existentes quanto à disponibilidade do recurso, tendo em conta o segmento urbano, mas também as necessidades hídricas no setor agrícola (que absorve 70% da água captada anualmente), é o grande objetivo do grupo de trabalho constituído em julho e cujas conclusões serão apresentadas em breve.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.