Águas de Coimbra quer alargar a Condeixa-a-Nova e Mealhada e criar empresa intermunicipal
água

Águas de Coimbra quer alargar a Condeixa-a-Nova e Mealhada e criar empresa intermunicipal

O presidente da Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques, anunciou este sábado que a empresa municipal iniciou contactos com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e Mealhada para estudar a possibilidade de criar uma empresa intermunicipal, tendo as reuniões começado há cerca de um mês.

Alfeu Sá Marques, que falava numa conferência de imprensa, no âmbito do Dia Nacional da Água, salientou as dificuldades que as empresas municipais têm em concorrer a fundos comunitários com as empresas multimunicipais, sublinhando que as últimas têm vantagem neste campo.

“São realidades distintas [dos três municípios], são situações distintas e terá de haver um período alargado de transição, mas este é um grande objetivo da Águas de Coimbra”, defendeu.

Na conferência de imprensa da empresa municipal de Coimbra foram apresentadas medidas para combater o desperdício e a diminuição das perdas reais de água no sistema de abastecimento, sendo estes objetivos prioritários e estratégicos da Águas de Coimbra.

O presidente da Águas de Coimbra reafirmou o objetivo de alcançar 15% de perdas em três anos, estando de momento a registar um valor de 19% de volume de água não faturada.

A Setorização das zonas de medição e controlo, a reabilitação de condutas e coletores e o alargamento a todo o concelho da telemetria até 2025 são algumas das medidas avançadas pela entidade para diminuir as perdas, referiu.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.