
Águas do Algarve investe 1 milhão de euros para usar águas residuais na rega de campos de golfe
A Águas do Algarve vai investir um milhão de euros no tratamento e reutilização de águas residuais da estação de tratamento da Boavista, no concelho de Lagoa, para irrigação de campos de golfe, anunciou a empresa, em comunicado.
A empreitada, orçada em 1.014.000 euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa "munir a ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] da Boavista de infraestruturas de tratamento, elevação e adução de água para reutilização (ApR)", informa a Águas do Algarve.
“O investimento da ApR da Boavista justifica-se pela contribuição para a melhoria do tratamento de águas residuais urbanas para a produção de ApR e a sua distribuição, a partir da ETAR de Boavista. Isto será possível através da construção de uma fase de tratamento adicional que permita a desinfeção das águas residuais e da execução de uma estação elevatória para águas residuais tratadas, que permitirá a adução da ApR ao ponto de entrega”, acrescenta a nota.
Este projeto, com conclusão prevista ainda para 2024, permitirá "substituir a utilização anual de cerca de 0,5 milhões de metros cúbicos de água superficial ou subterrânea por água tratada reutilizável", especificou a empresa, responsável pelo fornecimento de água em alta aos 16 municípios do Algarve.