Alenquer aposta na criação de mini ecocentros para recolher monos, verdes e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos
resíduos

Alenquer aposta na criação de mini ecocentros para recolher monos, verdes e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos

O município de Alenquer vai apostar na criação de mini ecocentros nas suas freguesias, com o objetivo de descentralizar e expandir o serviço de recolha de resíduos por todo o concelho e complementar o serviço já existente, no ecocentro da Barnabé.

 

Os contentores serão adquiridos pela Câmara, num investimento total a rondar os 15 mil euros e a respetiva implementação está prevista acontecer até ao final do próximo ano, em sete das onze freguesias do concelho, de forma faseada.

 

Num primeiro momento, serão implementados mini ecocentros na freguesia de Meca e nas Uniões de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha e de Ribafria e Pereiro de Palhacana.

 

Na segunda fase, juntam-se as freguesias de Ventosa e Olhalvo, bem como as Uniões de Freguesias de Carregado e Cadafais e de Abrigada e Cabanas de Torres.

 

Estes contentores vão receber resíduos de três tipologias: monos, verdes e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

 

Quanto aos REEE, através de uma parceria com o Electrão, entidade responsável pela recolha deste tipo de resíduos, a quantidade de resíduos recolhida será convertida em donativos para os Bombeiros Voluntários de Alenquer ou da Merceana, de acordo com o local da freguesia.

 

A criação de mini ecocentros nas freguesias do concelho de Alenquer serve de complemento aos serviços já existentes, sublinha o município.

 

“Vamos dar à comunidade a possibilidade de deixar nestes locais os resíduos, apostando numa maior proximidade, para que distância não seja um fator impeditivo e que leva as pessoas a não colocar os resíduos no local correto”, referiu Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente.

 

Esta foi uma das medidas aprovadas em reunião da Câmara, no passado dia 5 de dezembro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.