Alentejo 2030 abre candidaturas para projetos de conservação da natureza e biodiversidade
ambiente

Alentejo 2030 abre candidaturas para projetos de conservação da natureza e biodiversidade

O programa Alentejo 2030 lançou um aviso de apoio destinado a intervenções que visem a conservação da natureza, da biodiversidade e do património natural na região, no valor de cinco milhões de euros. De acordo com o próprio programa, esta iniciativa insere-se no âmbito dos investimentos territoriais integrados (ITI) das comunidades intermunicipais (CIM) e tem como propósito “reforçar a proteção ambiental, estancando a perda de biodiversidade e aumentando a resiliência dos ecossistemas, especialmente face às alterações climáticas”.

Podem candidatar-se a este financiamento os Municípios e Associações de Municípios da região do Alentejo (NUTS II) que detenham competências ambientais, excetuando as freguesias abrangidas pelo Território ITI “Água e Ecossistemas da Paisagem”. O apoio será atribuído a projetos que promovam a proteção e preservação dos ecossistemas, fomentem a criação e manutenção de infraestruturas verdes e valorizem o património natural.

As candidaturas serão aceites em cinco fases distintas, com prazos de encerramento entre junho de 2025 e março de 2026, nomeadamente a 30 de junho, 29 de agosto, 31 de outubro, 31 de dezembro e 31 de março do próximo ano, sempre até às 18 horas. Como referido, o montante total disponível para este aviso ronda os cinco milhões de euros, sendo que até 85% do valor será assegurado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.