Alentejo: inaugurada central fotovoltaica com capacidade de 181 MWp
energia

Alentejo: inaugurada central fotovoltaica com capacidade de 181 MWp

A Akuo, empresa de produção de energias renováveis, acaba de inaugurar a central solar fotovoltaica de Santas, localizada nos concelhos de Monforte, Borba e Estremoz, na região do Alentejo.

Com uma capacidade de 181 MWp, e 336.448 módulos fotovoltaicos de baixo carbono em localizadores, esta central venceu o concurso público lançado pelo Governo português em agosto de 2019, tendo sido financiada em conjunto com a MEAG e o Eiffel Investment Group.

Segundo a empresa, começou a injetar eletricidade na rede elétrica portuguesa a 15 de maio deste ano, tendo atingido a sua potência máxima este verão. Além desta central, o concurso incluiu dois outros projetos de centrais fotovoltaicas na zona de Gavião, sendo que uma delas - a central de Margalha - já se encontra a ser construída. Estas três centrais fazem parte de um portefólio com uma capacidade total de 540 MWp.

Segundo uma análise do ciclo de vida efetuada pela Akuo, a central de Santas emite 27gCO2e/kWh, um valor substancialmente inferior à média das centrais elétricas que se fixa em 44gCO2e/kWh, de acordo com a ADEME - Agência Francesa para a Transição Ecológica.

Eric Scotto, presidente e cofundador da Akuo, refere em comunicado que “esta central combina todos os critérios qualitativos de um projeto regional de 360°: eletricidade renovável, ciclo de vida exemplar, maximização do território, financiamento de cidadãos e projetos inclusivos que beneficiam os habitantes locais”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.