
ANA-VINCI, Galp, CaetanoBus e Mitsui avaliam potencial do hidrogénio verde para reduzir emissões aeroportuárias
A ANA – VINCI Airports, a Galp, a CaetanoBus e a Mitsui vão avaliar a viabilidade de reduzir as emissões de CO2 aeroportuárias através da substituição dos tradicionais autocarros e veículos de operação com motores de combustão por uma frota de hidrogénio verde, alimentada por células de combustível elétricas, foi anunciado em comunicado.
O estudo inicial avaliará a localização mais apropriada e vários aspetos da operação aeroportuária, incluindo o tipo e número de veículos a considerar, a estratégia de produção e distribuição de hidrogénio, fornecedores de equipamentos, a velocidade de substituição da frota, e os requisitos em termos de regulamentação, bem como o modelo de negócio mais viável.
Cada um dos parceiros será complementarmente responsável pelo estudo e avaliação dos eixos do projeto que melhor se adequam às suas áreas de negócio e estratégias de descarbonização.
Perante os resultados desta avaliação, as empresas tomarão uma decisão até ao final do ano sobre prosseguir ou não com o projeto.