António Costa defende mais interconexões energéticas na União Europeia após apagão na Península Ibérica
energia

António Costa defende mais interconexões energéticas na União Europeia após apagão na Península Ibérica

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, apelou esta terça-feira a mais investimentos em interconexões energéticas dentro da União Europeia (UE) para evitar futuros apagões, como o que afetou a Península Ibérica na semana passada, noticiou a agência Lusa. Em discurso realizado em Barcelona, na associação cívica Cercle d'Economia, Costa sublinhou a importância de reforçar a segurança das redes elétricas. "Temos de continuar a melhorar a integração e a interconexão energética da União porque isso também ajudará a reduzir o risco de incidentes e apagões como os da semana passada na Península Ibérica", afirmou.

Durante a sua intervenção, Costa destacou a necessidade de assegurar que os preços da eletricidade deixem de depender da volatilidade dos combustíveis fósseis. O líder europeu ainda mencionou que a Comissão Europeia está prestes a apresentar um plano para a UE reduzir a dependência da energia russa até 2027. "Estamos também a tomar medidas para garantir que os preços da eletricidade deixem de estar dependentes da volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis", explicou.

Costa aproveitou a ocasião para fazer uma referência à chamada "solução ibérica", um mecanismo implementado após a crise energética de 2022, que visou conter o impacto do gás na produção de eletricidade, permitindo uma redução no preço da luz para os cidadãos e empresas. "A solução ibérica ofereceu lições sobre a forma como se pode avançar para que os cidadãos e empresas beneficiem de energia barata, limpa e segura", disse.

O apagão ocorrido na segunda-feira da semana passada deixou Portugal, Espanha e Andorra sem eletricidade, afetando também partes de França. O corte generalizado resultou no fechamento de aeroportos, congestionamento no transporte e trânsito nas grandes cidades, além da falta de combustíveis.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.