
APA adjudica maior intervenção de alimentação artificial de praia em Portugal
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou, esta quarta-feira, a adjudicação da maior operação de alimentação artificial de praia alguma vez realizada em Portugal. A intervenção vai reforçar o litoral entre Cova-Gala e Costa de Lavos, no concelho da Figueira da Foz, com mais de 3,3 milhões de metros cúbicos de sedimentos, ao longo de um período de 120 dias.
O investimento total ascende a 21,1 milhões de euros, com financiamento garantido pelo Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS). O projeto conta ainda com o apoio da Administração do Porto da Figueira da Foz, S.A. e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que, segundo a APA, "são parceiros desde 2018".
Os sedimentos serão dragados ao largo da praia da Claridade e depositados a sul do esporão 3 da Cova-Gala, tanto na zona emersa como na submersa. A operação tem como objetivo repor a linha de costa nos níveis registados em 2011, antes da intensificação da erosão provocada pelo prolongamento do molhe norte do porto.
De acordo com a APA, esta empreitada é considerada essencial para reforçar a proteção de uma zona particularmente afetada pela erosão e pelo défice de sedimentos. O projeto foi sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental, tendo recebido uma Declaração Favorável Condicionada, e será acompanhado por programas de monitorização técnica durante toda a execução.